EMPREENDER É FÁCIL?
- marciadaring
- 27 de mai. de 2022
- 4 min de leitura

Reportagem de Márcia Dario
A vida terrestre neste momento não está nada fácil. A pandemia provocou uma imensa ruptura em nossas condições de vida. Muitas vezes nos sentimos desanimados, sem perspectiva de futuro!
Em tempos difíceis, empreender é uma necessidade, ou até a oportunidade de colocar em prática um sonho de ter seu próprio negócio.
Felizmente, temos boas notícias para quem, finalmente, quer abrir seu próprio negócio.
Segundo a Agência Sebrae de Notícias, o cenário para o empreendedorismo é esse:
“Número de brasileiros que querem ter um negócio próprio atinge maior patamar durante pandemia. Dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% (em 2019), para 53% (em 2020).5 de out. de 2021
A Revista Exame, registrou também o crescente mercado para empreendedores:

(Foto Revista Exame : Getty Imagens/kupicoo)
“Segundo dados do Ministério da Economia, os setores de comércio e serviços correspondem a mais de 80% dos empreendimentos ativos no País”.
Sabemos que no Brasil, até 2008, quando foi criado o MEI não havia tanta facilidade para se empreender e a burocracia em abertura de pequenos negócios, dificultava a vontade de empreender de muitos brasileiros.
Com a criação do MEI (Micro Empreendedor Individual), avançamos mais um passo para facilitar a vida de quem quer começar um pequeno negócio. Hoje se pode acessar o Portal do Empreendedor e todas as informações estarão disponíveis e abertura pode ser feita de forma on-line. Veja no Portal:
Porém, não basta abrir sua pequena empresa e obter um CNPJ, pois a taxa de mortalidade de empresas ainda é alta, conforme, afirma o Olhar Digital, a partir de dados do SEBRAE:
https://olhardigital.com.br/2022/04/19/colunistas/empreender-no-brasil/
“É muito comum lermos depoimentos de diversos empreendedores do Brasil sobre as dificuldades de se abrir uma empresa e manter um negócio no país. As reclamações e apontamentos desses empresários aparecem desde as dificuldades legais em se constituir e conduzir um negócio, indo até mesmo sobre os problemas operacionais e de maturação do empreendimento ao longo da sua jornada.
Essa dificuldade é demonstrada e comprovada, inclusive, quando observamos dados do Sebrae. Em pesquisa divulgada no último ano, o instituto afirmou que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas era de 29%, no curto espaço de tempo. Já as microempresas tinham taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%. Um dado um tanto quanto preocupante, principalmente se formos considerar fatores externos que aconteceram e estão acontecendo no mundo, como pandemia, crise econômica e, agora, uma guerra na Ucrânia e Rússia”.
Ainda assim, o ano de 2021, representou um verdadeiro recorde na abertura de pequenos negócios, em nosso País. O número chega a quase 4 milhões de empreendimentos novos, dos quais 80% são MEI`s. Sair da informalidade e ter baixa carga tributária, possibilita maior sobrevivência aos pequenos empreendedores.

Imagem : Shutterstock
Os MEIs representam 80% dos pequenos negócios abertos em 2021. Imagem: Shutterstock
O total entre todas as modalidades representa um aumento de 19,8%, em comparação com o ano anterior. Em 2020, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de micro e pequenas empresas, de acordo com dados levantados pelo Sebrae, usando a base da Receita Federal.
No Brasil, o Sebrae (Serviço de Apoio Brasileiro às Micros e Pequenas Empresas), é a Instituição que tem como Missão capacitar empreendedores, fortalecer seus comportamentos empresariais, através de cursos e consultorias.

Imagem SEBRAE
É o SEBRAE que conta um pouco da história do empreendedorismo:

“Ser um bom empreendedor não é fácil, é preciso buscar várias maneiras de conseguir fazer o seu negócio “decolar” o que nem sempre é tão fácil como parece. É preciso identificar antes de tudo qual será o segmento de sua empresa e quais os objetivos que você tem para ela.
É essencial que para que os primeiros passos sejam dados, para que uma marca consiga alavancar as vendas de um produto como roletes industriais, por exemplo. Assim vamos falar como surgiu o empreendedorismo e o que precisa ser feito para seu negócio ser bem-sucedido.
Como surgiu o empreendedorismo na história
Empreender é mais do que ter uma ideia, abrir um CNPJ e colocar um produto ou serviço no mercado, é trabalhar focando na carreira, por isso é imprescindível conhecer mais sobre como começou e como executar.
Diante das crises que o mundo vem enfrentando, muitas pessoas começaram a procurar formas de empreender, muitos que trabalhavam com carteira registrada, foram mandados embora, ou até mesmo por vontade própria preferiram pedir demissão e começar seu próprio negócio, dessa forma conseguem administrar seu trabalho, renda e lucros.
A palavra empreendedorismo significa assumir riscos e começar algo novo, e sua origem deu início em 1725, e com o passar dos anos tem evoluído cada vez mais. É preciso ter em mente ideias para inovar em sua empresa de motores elétricos industriais, por exemplo, o que trará benefícios e consequentemente o aumento das vendas”.
Fonte: https://respostas.sebrae.com.br/empreendedorismo-na-historia-como-surgiu/
Se você ficou animado, com as possibilidades que o mundo do empreendedor pode trazer, mas não sabe se tem perfil empreendedor, o SEBRAE ACELERA NEGÓCIOS/SC , traz um teste para você fazer, agora:
Para auxiliar ainda mais o empreendedor o SEBRAE também aplica o Seminário EMPRETEC, criado pela ONU, para desenvolver as 10 Características Empreendedoras, que só no Brasil, mais de 300 mil empreendedores já participaram. Confira aqui:
Veja o vídeo sobre o Seminário EMPRETEC e os depoimentos de quem já fez:
Ache aqui a Unidade do SEBRAE, em São Paulo, mais próxima de você que quer empreender, começando certo !
Para que você saiba já, quais os 10 comportamentos empreendedores, que pode ajudar a manter a sua empresa no mercado, assista ao vídeo do SEBRAE!
Baixe GRÁTIS o material com dicas para começar um novo negócio em: https://sebrae.contatosebraesp.com.br...
A empresa e sua história!
1) Latino Soares, da Office Paper, varejo em papelaria e acessórios para escritório, em São Paulo, há 22 anos.

Foto por Márcia Dario
Commentaires