top of page

É possível treinar para dizer não?

Cada vez mais fala-se sobre autoestima, qualidade de vida, realização e sucesso, que esperamos nos traga no plano real os nossos mais acalentados desejos. Muitas vezes descobrimo-nos à porta desse sucesso..então alguma coisa acontece e não conseguimos efetuar a escolha que concretizaria esse sonho....E este bloqueio aparente esconde um de nossos mais temidos inimigos: o medo de dizer não!!!!


Vamos refletir sobre o processo de autonegação, sobre condicionamentos e os limites que o medo de dizer não provoca e, assim, identificar algumas fontes e origens desse comportamento e fazer novas escolhas que provoquem, através de ferramentas apropriadas, uma mudança positiva de atitude. Procure responder às seguintes perguntas em uma única palavra:


1. Quando você sente dificuldade de dizer não ? 2. Esta situação envolve uma ou várias pessoas?


3. O que você pretende evitar quando diz sim, mesmo que queira dizer não?


4. Qual o sentimento que te envolve quando naõ consegue dizer não?


5. Qual a primeira expressão ou julgamento, quando percebe o impasse? Ao responder em uma única palavra, você reduz a autoconversa sobre o assunto e dessa forma a resposta mais instintiva poderá lhe dar uma visão diferente do seu discurso habitual e justificativas.


Agora você pode colocar as palavras que escolheu para as perguntas e então ampliar sua percepção sobre a resistência que o obriga a dizer sim , quando quer dizer não.


Por exemplo , vamos supor que uma palavra que apareceu foi "rejeição". Dessa forma ligue a palavra à pessoas ou situações e veja que provavelmente você tem uma grande expectativa nessas relações e quer ter um comportamento perfeito ou que garanta uma estabilidade na relação. Evolua nessa ideia: que crença negativa o mantém preso ? Que não pode ser realmente quem é , porque não será aceito e amado?


Essa reflexão o levará a pensar em suas reais necessidades e te capacitará a descartar ilusões sobre dependência emocional e o desejo de ser aceito a todo custo, inclusive abrindo mão de seu bem-estar.


A linguagem corporal pode ser um excelente aliado na situação de preparação para dizer não: uma expressão mais séria, "um baixar de olhos", mãos inquietas ou balançar de pernas...se perceber que está acontecendo isso, não evite! Isso mostrará ao outro que você não está confortável e poderá dar um sinal de que você não está tão disponível ao sim! Não ceda aos chantagistas de plantão....não comece o círculo de pena e culpa. A culpa não lhe ajudará, mas é um bom motivo para se autopunir e mais um indício de que algo está errado na relação ou situação. Culpa é o desejo de ter feito algo que não foi possível. Livre-se dela!


Não adote uma postura de "empatia negativa", pensando no outro como um "coitado", um ser inferior, ele não é. Além do mais você estimulará que o outro crie mais e mais expectativas sobre a relação com você.


Dicas importantes:


1. Aprenda também a receber um não, vai acontecer em vários momentos.


2. Primeiro entenda e respeite seus motivos para dizer não.


3. Sempre fale de modo respeitoso quando precisar recusar uma situação e dizer um não. Se é pessoal, denote claramente porque não é possível para você. Se for profissional, dialogue e pergunte sobre prioridades para tomar decisões.


4. Na vida precisamos aprender a fazer concessões em vários momentos, verifique se é este o caso, avaliando prós e contras.


5. Pratique sempre, treine, aproveite situações,para aprimorar sua habilidade de fazer escolhas ao dizer sim ou não .


Você não precisa acertar todas, apenas não desista, treine!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
_pab8014-1706x2560.jpg

A Propósito Comunicação, Inovação e Sustentabilidade é o meu sonho de ajudar pessoas a facilitar o processo de falar em público, com excelência e expressar-se com autenticidade, naturalidade e reduzir medos e inibições.

O site realizou parte deste plano, ao disponibilizar os trabalhos que realizo, de forma clara, possibilitando um canal aberto a todos os que se interessem pelos temas  que desenvolvo.

Este Blog traz informações relevantes para os que apreciam estes conteúdos e maiores possibilidades de interação em temas cotidianos, artigos colaborativos, opiniões sobre as categorias que estão dispostas nele.

De forma um pouco mais leve, com momentos de humor e profundidade bem divididos, a autocomunicação, o autodesenvolvimento e autoconhecimento vão construindo um caminho de saber coletivo, de trocar experiências, em que uns podem ajudar, outros podem receber insights, temas para reflexão e transmitir sua experiência, com uma comunicação verdadeira, que cura e liberta mentes e corações.

Abraços carinhosos

Márcia Dario 

Seja o primeiro a saber.

Obrigado por se inscrever.

bottom of page